Gabriel Medina Avança às Semifinais no Surfe Olímpico

Tricampeão Mundial Derrota João Chianca nas Ondas de Teahupoo
Gabriel Medina, tricampeão mundial de surfe, garantiu uma vaga nas semifinais do torneio masculino de surfe dos Jogos Olímpicos de Paris após vencer seu compatriota João Chianca, conhecido como Chumbinho. Mesmo com o mar não estando tão grande como nos dias anteriores, Medina demonstrou sua habitual agressividade logo no início da bateria, colocando pressão sobre Chianca. Com dois tubos espetaculares, Medina obteve suas melhores notas na disputa, um 6,67 e um 8,10, fechando o embate com um total de 14,77 a 9,33.
O desempenho de Medina nas ondas de Teahupoo foi decisivo para sua vitória. O surfista de São Sebastião utilizou toda sua técnica e experiência para superar as condições difíceis do mar e seu adversário. João Chianca, por outro lado, enfrentou dificuldades para acompanhar o ritmo imposto por Medina e não conseguiu notas altas, tendo sua melhor pontuação um 4,83, insuficiente para reverter a situação e garantir a classificação.
Após a vitória, Medina expressou sua satisfação com a performance e elogiou seu adversário e amigo. “Esta é a minha onda favorita [de Teahupoo], como sempre falei. Fico feliz só de entrar na água aqui, e hoje foi uma bateria importante contra o João, que é meu amigão e tivemos de nos enfrentar. E fico feliz de estar na semifinal”, declarou. Ele também comentou sobre as condições do mar e manifestou esperança de que melhorem para as próximas disputas: “Teahupoo muda muito [as condições do mar], pois é muito exposto. Hoje a gente lidou com o vento, com o tamanho, que diminuiu bastante, mas na próxima [disputa], provavelmente sábado, a previsão está bem boa para as ondas. Então acredito que o mar vai dar uma melhorada”.
No surfe feminino, o Brasil também garantiu presença na semifinal com Tatiana Weston-Webb, que venceu a espanhola Nadia Erostarbe por 8,10 a 6,34. Tatiana já havia demonstrado ser uma forte candidata ao ouro olímpico ao eliminar a norte-americana Caitlin Simmers, atual número um do mundo, em uma fase anterior. Agora, ela enfrentará a costarriquenha Brisa Hennessey, que superou a brasileira Luana Silva, impedindo uma semifinal brasileira no feminino.