CLIMA | Frente fria promete alívio após onda de calor em diversos estados brasileiros

Massa de ar frio avança pelo país, trazendo queda nas temperaturas e chuvas em várias regiões
Após uma intensa onda de calor que atingiu 10 estados brasileiros nesta semana, uma frente fria se aproxima para aliviar as altas temperaturas. De acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas começarão a cair a partir desta sexta-feira (23), com a chegada de uma massa de ar frio pelo sul do Brasil. A frente fria, originária da Argentina e do Uruguai, deve provocar chuvas intensas no Rio Grande do Sul, marcando o início da mudança climática.
Conforme a frente fria avança, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais também deverão registrar quedas significativas nas temperaturas, acompanhadas de chuvas a partir do próximo sábado (24/8). Esse sistema climático não apenas influenciará o Sudeste, mas também se espalhará pelo Sul, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, trazendo uma onda de frio para essas regiões.
No Nordeste, a expectativa é que o sul da Bahia seja afetado pela mudança climática, com possíveis chuvas e queda nas temperaturas. Para as regiões afetadas pelo calor extremo, a frente fria chega em um momento crucial, prometendo um alívio para a população e reduzindo o desconforto térmico causado pelos dias quentes.
Meteorologistas alertam, no entanto, que as mudanças bruscas de temperatura podem resultar em condições climáticas adversas, como chuvas intensas e tempestades em algumas áreas. A população deve estar atenta às previsões meteorológicas e se preparar para as possíveis oscilações de temperatura e clima nos próximos dias.