Educação | Fies Abre Nova Etapa para Complementação de Inscrições no Segundo Semestre de 2024

Estudantes selecionados no segundo semestre de 2023 e primeiro semestre de 2024 devem complementar informações até 2 de agosto
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura de uma nova etapa para complementação de informações das inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que foram adiadas para o segundo semestre de 2024. Estudantes selecionados no segundo semestre de 2023 ou no primeiro semestre de 2024 podem participar desta fase. O prazo para atualização dos dados no sistema de inscrição vai de 31 de julho até 23h59 do dia 2 de agosto, no site do Fies.
Para serem elegíveis, os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Além disso, a renda familiar mensal bruta per capita não pode exceder três salários mínimos, o equivalente a R$ 4.236,00 em 2024. O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido conforme o comprometimento da renda familiar e o custo do curso escolhido.
Os candidatos pré-selecionados devem complementar suas informações no sistema de inscrição do Fies utilizando login e senha do portal gov.br. Após essa etapa, é necessário comparecer à comissão da instituição de ensino superior responsável pela análise e validação dos dados fornecidos, em até cinco dias após a complementação da inscrição. Uma vez validadas as informações, o estudante deve apresentar a documentação exigida ao banco para a contratação do financiamento em até dez dias.
A apresentação de informações ou documentos falsos resultará na desclassificação imediata do candidato. O MEC disponibilizou uma página na internet para tirar dúvidas sobre o Fies e fornecer mais detalhes sobre o processo de complementação das inscrições. O programa tem como objetivo financiar, de forma escalonada, estudantes de cursos de graduação em instituições privadas, contribuindo para ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil.