Após denúncias da IBTV, vereador Marquinho de Caporanga cobra explicações da Sabesp sobre reclamações em Santa Cruz do Rio Pardo

A reportagem exibida pela IBTV nesta quinta-feira (14),sobre a demora e as dificuldades no atendimento da Sabesp em Santa Cruz do Rio Pardo repercutiu na Câmara Municipal. Nesta quinta-feira (14), o vereador Marquinho de Caporanga protocolou o Requerimento nº 186/2025, solicitando formalmente que o gerente da empresa no município preste esclarecimentos sobre os motivos das constantes reclamações feitas pela população.
No documento, o parlamentar cita que moradores têm relatado excessivo tempo de espera no atendimento presencial, além de dificuldades para conseguir suporte no atendimento remoto. Ele também menciona as críticas quanto a atrasos em pedidos de novas ligações de água, demora na execução de reparos e serviços de manutenção que deixam o asfalto danificado, prejudicando a qualidade das vias.
Outro ponto destacado é a falta de comunicação efetiva com a empresa. Segundo os relatos, não há funcionários autorizados a prestar informações sobre os problemas e as tentativas de contato com o setor de comunicação não obtêm retorno, o que dificulta o acesso dos consumidores a esclarecimentos e soluções.
Veja o requerimento abaixo
REQUERIMENTO 186/2025
REQUEIRO à Mesa, na forma regimental, ouvido o Plenário, encaminhar o presente pedido ao Gerente da Sabesp, solicitando informações sobre os motivos das constantes reclamações dos moradores de Santa Cruz do Rio Pardo quanto à qualidade e à agilidade no atendimento prestado pela empresa.
Moradores relatam que o tempo de espera para atendimento presencial é excessivamente longo, havendo dificuldades também no atendimento remoto. As críticas não são recentes e incluem atrasos nos pedidos de novas ligações de água, demora na execução de reparos e serviços de manutenção que, após finalizados, deixam o asfalto danificado, com emendas que prejudicam a qualidade da via.
Outro ponto recorrente de frustração é a ausência de comunicação efetiva com a empresa. Não há, segundo relatos, funcionários autorizados a prestar informações sobre os problemas e as tentativas de contato com o setor de comunicação não têm retorno, dificultando o acesso dos consumidores a esclarecimentos e soluções.
Justificativa: O fornecimento de água e os serviços correlatos prestados pela SABESP são essenciais à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida da população. Deficiências no atendimento, na execução de serviços e na comunicação com o consumidor comprometem diretamente o cotidiano dos munícipes, gerando transtornos e insegurança quanto à confiabilidade do serviço.
Diante desse cenário, requer-se que a SABESP informe se há previsão de melhorias no atendimento e quais medidas estão sendo adotadas para sanar as falhas apontadas pela população.
Sala das sessões, 14 de agosto de 2025.
_____________________________________
Marquinhos Caporanga – Vereador