Mudança de gestão afasta médico renomado de cargos na saúde pública de Santa Cruz

Afastamento sem explicações técnicas de profissional altamente qualificado levanta dúvidas sobre critérios da nova gestão municipal
A saída do médico Dr. William Mosquin Simões
(36) de cargos estratégicos na saúde pública de Santa Cruz do Rio Pardo gerou surpresa e questionamentos entre profissionais da área e a população.
Reconhecido por sua trajetória sólida e dedicação à medicina, o cirurgião geral e urologista, doutor em Urologia pela USP-SP, foi afastado da direção técnica da UPA e da coordenação do pronto-socorro da Santa Casa após a troca do governo municipal — sem que houvesse, segundo ele, qualquer justificativa técnica.
Dr. William está em Santa Cruz desde abril de 2019. Com formação de excelência e treinamento em cirurgia robótica em Los Angeles, nos Estados Unidos, ele também atua no consultório Be4You e como cirurgião/urologista na Santa Casa e no CEM (Centro de Especialidades Médicas). Antes disso, foi gerente médico do AME de Assis, Ourinhos e Botucatu por três anos, pela gestão da SCM de Assis, até decidir se dedicar integralmente à família e à cidade de Santa Cruz.
Durante cinco anos, esteve à frente da UPA como diretor técnico e, por um ano, coordenou o pronto-socorro da Santa Casa. Seu afastamento repentino, sem explicações técnicas, levanta dúvidas sobre os critérios adotados pela nova administração municipal para mudanças em cargos-chave da saúde.
Pacientes que acompanham seu trabalho destacam sua competência, empatia e compromisso com a saúde pública. A situação reacende o debate sobre a politização da gestão da saúde e os impactos que decisões administrativas podem ter na continuidade e qualidade do atendimento.

A relevância do trabalho do Dr. William Simões Mosquin em Santa Cruz do Rio Pardo foi tamanha que, em abril de 2024, ele foi homenageado com o título de Cidadão Santa-cruzense, concedido pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador Juninho Souza. A honraria reconheceu não apenas sua excelência técnica, mas também seu comprometimento com a saúde pública e com a comunidade local.
Apesar do afastamento das coordenações, Dr. Willian seguirá atendendo no Centro de Especialidades Médicas e em cirurgias na Santa Casa.