Polêmica: PSOL divulga nota de repúdio contra a fala de Juninho Souza; vereador teria usado termos homofóbicos

0

O PSOL/SCRP vem manifestar o seu repúdio e indignação em relação as declarações de teor homofóbico proferidas pelo vereador Juninho Souza, durante entrevista à Rádio 104 FM no dia 31/10/2024. Na entrevista, o vereador Juninho Souza (União/Brasil) fez afirmações que invalidam a orientação sexual de indivíduos, dizendo: “nenhum pai ou mãe é feliz com um filho homossexual” e “homem com homem e mulher com mulher é errado”. Essas declarações, além de preconceituosas, configuram uma clara violação aos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ perpetuando estigmas sociais que contribuem para a discriminação. Além disso, o vereador afirma que seus valores estão alicerçados em princípios bíblicos, ignorando a diversidade de crenças e a liberdade religiosa, fundamentais para a convivência democrática. Em suas declarações, o vereador também ataca a pluralidade partidária, elemento essencial para a manutenção do Estado Democrático de Direito, atribuindo pejorativamente ao PSOL, a alcunha de “partido das trevas”. As declarações do vereador reforçam a discriminação, a intolerância, o preconceito e estimulam o discurso de ódio, atentando contra o respeito, a igualdade e a inclusão, que são pilares de uma sociedade democrática.

O PSOL acredita que a cidade é lugar da construção do bem comum, onde todas as pessoas devem ser respeitadas em suas individualidades e livres para amar, professar a sua fé e fazer suas escolhas políticas e partidárias, garantindo a representatividade, o respeito à Constituição e aos direitos fundamentais. É lamentável que um vereador, representante do povo, faça declarações que, na medida que violam os direitos humanos, enfraquecem os laços e vínculos sociais, prejudicando a construção de uma cidade justa, humana, plural e fraterna.

Reafirmamos a posição absolutamente contrária a qualquer manifestação ou prática que impeça que as pessoas sejam felizes e exerçam sua afetividade, a sua crença religiosa e a sua escolha política em virtude de falsos moralismos que devem ser combatidos por cada um de nós, todos os dias. Reiteramos o compromisso com o combate a qualquer forma de violação de direitos e com a promoção de uma cultura de paz em nossa cidade.

Compartilhe nas mídias sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *