Valdileia Martins Avança à Final do Salto em Altura nos Jogos de Paris

0

Atleta Brasileira Igualou Recorde Nacional e Agora Enfrenta Desafio de Recuperação para a Decisão

Nesta sexta-feira (2), Valdileia Martins fez história ao ultrapassar o sarrafo com a marca de 1,92 metro de altura no primeiro dia de competições de atletismo no Stade de France, garantindo sua classificação para a final do salto em altura nos Jogos de Paris. Com este salto, Valdileia igualou o recorde brasileiro, estabelecido há 35 anos por Orlane Maria dos Santos. A atleta paranaense garantiu a 11ª colocação entre as 12 que avançaram à final, de um total de 32 competidoras.

Apesar da classificação histórica, a participação de Valdileia na decisão por medalhas no domingo (4) ainda é incerta. A saltadora de 34 anos sofreu uma entorse no tornozelo ao tentar a marca de 1,95 metro, o que gerou dor e edema moderado, segundo a avaliação do médico André Guerreiro. A atleta iniciou um tratamento intensivo com medicamentos e fisioterapia na tentativa de se recuperar a tempo da final.

Valdileia demonstrou otimismo e determinação ao falar sobre sua performance. “Eu estava treinando super bem. Antes de eu viajar para cá na segunda-feira, eu fiz um treino e quebrei o recorde em treinamento, saltei 1,93 m, então eu estava realmente pronta para o resultado. Era acreditar no meu potencial e não ficar nervosa por ser uma competição tão grande, com público muito grande”, declarou a atleta em depoimento à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A atleta, que conquistou ouro inédito no Campeonato Íbero-Americano em Cuiabá em maio deste ano com a marca de 1,88 metro, está focada em sua recuperação para continuar fazendo história. “Eu e o Dino [técnico Dino Aguiar] estamos muito felizes com o que a gente conquistou até agora”, destacou Valdileia. A final do salto em altura está marcada para as 14h55 (horário de Brasília) deste domingo, e o Brasil inteiro torce pela recuperação e sucesso da atleta na busca por uma medalha olímpica.

Compartilhe nas mídias sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *