Policia Civil prende Júnior do Sindicato de Ourinhos apontado como líder de esquema criminoso de grãos
Ourinhos / Santos – 12 de dezembro de 2025
Na manhã desta sexta-feira (12), a Polícia Civil da Seccional de Ourinhos cumpriu um mandado de prisão preventiva e capturou Ariovaldo de Almeida Silva Junior, de 34 anos, conhecido como Júnior do investigado como um dos líderes de um esquema criminoso especializado em furto de grãos, adulteração de cargas e associação criminosa. O mandado foi expedido nos autos do processo nº 1500220-62.2025.8.26.0578.
A prisão ocorreu na cidade de Santos, onde Ariovaldo estava escondido. Após um trabalho de investigação considerado arrojado e minucioso, os policiais civis conseguiram identificar o exato apartamento em que ele permanecia, resultando em sua localização e captura sem incidentes.
Ariovaldo, de 34 anos, é apontado pela investigação como peça-chave em um grupo que atua na região desviando cargas de grãos. O esquema envolvia a cooptação de caminhoneiros de diversas partes do país, que eram orientados a desviar de suas rotas originais. Parte da carga regular era descarregada clandestinamente e, posteriormente, os caminhões eram completados com produtos adulterados. Assim, seguiam para o Porto de Santos, onde a mercadoria seria entregue como se estivesse íntegra.
A quadrilha foi alvo da Operação Ceres, deflagrada no início do ano no município de Ipaussu/SP, e resultou ainda na prisão em flagrante de vários envolvidos em Salto Grande/SP. Segundo a Polícia Civil, o esquema causava prejuízos expressivos ao setor agrícola e às empresas de logística.
Ariovaldo também já era conhecido nacionalmente por ter atuado como um dos líderes da greve dos caminhoneiros de 2018, e voltou recentemente ao noticiário por defender a possibilidade de uma nova paralisação da categoria.
Após a captura, o homem de 34 anos foi conduzido para a região de Ourinhos, onde ficará à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros possíveis participantes da organização criminosa e esclarecer a totalidade dos crimes cometidos.
