Polícia Civil fecha fundição clandestina de fios furtados em Ourinhos-SP

0
dfb31bcd-0f3a-48ca-b0a2-e3b297c891c4

A Polícia Civil por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Ourinhos, fechou na tarde de terça-feira (2) uma fundição clandestina utilizada para processar fios de cobre furtados, prática que vem causando grandes prejuízos à infraestrutura urbana e às empresas de telefonia.

A operação ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, que levou os investigadores até um imóvel no Jardim Santos Dumont. No local, os policiais encontraram um complexo industrial improvisado instalado nos fundos da residência. Havia caldeiras, botijões de gás adaptados, formas metálicas, balança de precisão, luvas de proteção e diversos instrumentos usados para derreter e moldar cobre.

As equipes localizaram também uma grande quantidade de cabos telefônicos da empresa Vivo/Telefônica, muitos deles já fundidos ou parcialmente danificados. Representantes da empresa reconheceram o material como produto de furto. Ao todo, foram apreendidos mais de 300 quilos de cobre e cabos, além de lingotes recém-fundidos, ainda quentes.

Além do crime de receptação qualificada, a investigação apontou que a fundição gerava poluição ambiental, já que o processo de derretimento liberava gases tóxicos diretamente na atmosfera, colocando moradores da vizinhança em risco. O uso de gás liquefeito de petróleo de forma irregular, sem qualquer padrão técnico de segurança, configurou ainda crime contra a ordem econômica.

Diante das evidências, o proprietário do imóvel foi preso em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, poluição ambiental, operar atividade potencialmente poluidora sem licença e crime contra a ordem econômica. Ele foi levado à Central de Polícia Judiciária e permaneceu detido à disposição da Justiça, onde passará por audiência de custódia.

A Polícia Civil segue investigando o envolvimento de outros possíveis receptadores e furtadores de cabos na região.

Compartilhe nas mídias sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *